Palestra “SAÚDE MENTAL - CUIDAR DE QUEM CUIDA”.

Oct 21 2019
Notícias >>

Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e UCC de Pombal assinalaram o Dia Mundial da Saúde Mental com Bombeiros Voluntários de Pombal


No dia 10 de outubro assinalou-se o dia Mundial da Saúde Mental, instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), com o objetivo de promover e aumentar o conhecimento público sobre saúde mental.

Neste ano de 2019 o tema definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para assinalar a data foi a “Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio”.

Segundo a OMS, em todo o mundo, mais de 800 000 pessoas por ano perdem a vida cometendo suicídio, sendo esta a primeira causa de morte em jovens dos 15 aos 29 anos.

Na promoção de saúde mental e prevenção do suicídio, os bombeiros, as forças de segurança e as autoridades policiais são figuras-chave, quer como agentes de emergência de primeira linha, sobretudo em emergência pré-hospitalar, quer na promoção de saúde mental junto das comunidades. Paradoxalmente, estes grupos profissionais estão sujeitos a elevados níveis de stress e trauma, ao lidarem com incêndios e situações de catástrofe.

Neste contexto, decorreu no dia 11 de outubro de 2019, no Salão Nobre do Quartel de Bombeiros de Pombal, uma Sessão de Educação para a Saúde, de sensibilização e esclarecimento sob o tema “Saúde Mental – Cuidar de Quem Cuida”, promovida pela Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) de Pombal.

A sessão, dirigida à população de bombeiros deste Concelho, foi organizada em contexto de ensino clínico no âmbito do curso de Mestrado/ Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e contou com a presença da Enfermeira Especialista de Saúde Mental Carla Marques, da UCC de Pombal, com a Drª Neuza Carvalho, Psicóloga Clínica e Bombeira Voluntária e ainda com a participação dos Enfermeiros Inês Reis e José Cristóvão.

Durante cerca de duas horas falou-se de Saúde e de Doença Mental e foram partilhados conhecimentos e experiências. Os 38 bombeiros, uma população sujeita a elevados níveis de stress, revelaram-se despertos para as consequências do stress na saúde mental, e partilharam dificuldades e apoios que identificam. Pretendeu-se com esta intervenção promover a literacia em Saúde Mental da comunidade e estabelecer redes de contacto e articulação entre os Bombeiros Voluntários de Pombal e a UCC de Pombal.

A promoção de saúde mental da comunidade deve implicar a articulação dos recursos comunitários disponíveis, trabalho em rede e articulação inter-institucional. Os enfermeiros especialistas em saúde mental na rede de cuidados primários de saúde, profissionais de saúde mental, bombeiros e forças de segurança, são fulcrais em programas de promoção de saúde mental nas comunidades.

Fontes: OMS, OCDE, WFMH