Juvebombeiro de Pombal estreia-se com entrega de bens a instituições |
Feb 27 2014 |
O Núcleo de Pombal da Juvebombeiro entregou a quatro instituições do concelho mais de 700 peças de roupa, calçado e brinquedos, que foram angariados no âmbito de uma campanha que decorreu de Novembro a Janeiro. Tratou-se da primeira iniciativa daquele núcleo que pretende continuar a desenvolver acções a favor da comunidade.
A entrega dos bens foi efectuada no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Pombal, na presença dos representantes das instituições beneficiárias: Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal (APEPI), Cercipom, Loja Social de Albergaria dos Doze e Centro Social e Paroquial de São Simão de Litém.
Na ocasião, Anabela Bento e Inês Marques, responsáveis pelo Núcleo da Juvebombeiro, enalteceram o sucesso da iniciativa que decorreu nos diversos quartéis da corporação, tendo apelado às instituições para que destinem aqueles bens às famílias oriundas daquelas zonas e que mais necessitem, designadamente Albergaria dos Doze, Louriçal, Carriço, Guia, Ilha e Mata Mata Mourisca.
Os responsáveis pelas instituições contempladas agradeceram aquela acção de solidariedade e sublinharam a sua importância, bem como o esforço e o empenho da população que aderiu à mesma.
Teresa Silva, presidente da APEPI chegou mesmo a louvar a “visão alargada” daquele grupo de jovens bombeiros que para além do voluntariado que prestam à comunidade, revelaram um “gosto pela solidariedade”.
Até porque “ser bombeiro é ser humanista”, reforçou Preciosa Santos, directora-geral da Cercipom.
Aquela foi a primeira actividade desenvolvida pelo Núcleo de Pombal da Juvebombeiro. Uma estrutura, recém-criada, e que agrega cerca de três dezenas de elementos da Corporação, com idades entre os 14 e os 35 anos.
Segundo Anabela Bento, delegada do Núcleo, a próxima acção está agendada para o Carnaval com a realização de um jantar-convívio no quartel da Companhia do Oeste. O objectivo principal “é estreitar a afinidade entre os elementos do grupo” e “promover a relação interpessoal”, afirma, defendendo a existência de uma “união mais forte” entre os voluntários que estão distribuídos pelos vários quarteis do concelho.
Em Abril decorrerá uma actividade de orientação pedestre, não estando afastada a hipótese de mais acções directamente dirigidas à comunidade.
Texto e fotografia: Orlando Cardoso